quinta-feira, dezembro 28, 2006

Carnaval em Vitória de Santo Antão

Carro Alegórico do Clube dos Motoristas , carnaval 2006


A tradição carnavalesca do município de Vitória de Santo Antão, distante 51 quilômetros do Recife, está na rivalidade entre os clubes de carnaval. Considerada uma das folias mais animadas do interior do estado, a festa reúne cerca de 100 agremiações. A briga entre os clubes é antiga e quase acompanha a própria história do carnaval da cidade. A disputa maior ocorre entre O Camelo e O Leão. Quem é morador da cidade sabe que o amarelo e azul do Leão e o vermelho e verde do Camelo não se misturam.Todo o material para o carnaval começa a ser preparado três meses antes. Os temas do desfile são escondidos a sete chaves. Desde a ornamentação dos carros alegóricos, às fantasias - confeccionadas com veludo, plumas, paetés e muito brilho - tudo é segredo. Na hora de dizer quem é o melhor e mais bonito clube, tudo conta ponto: tema, alegorias, tamanho do carro e coreografias. Na festa, os moradores dividem as opiniões e se transformam em verdadeiros torcedores fanáticos. Há quem se pinte, se vista ou enfeite a fachada da casa com a cor do clube predileto. Os desfiles acontecem no domingo e na terça de carnaval.Conheça um pouco mais sobre eles: O Clube Abanadores O Leão foi fundado em 1902, por grupo de rapazes. No início, o nome era Clube Carnavalesco Abanadores. As primeiras orquestras acompanhavam as cantorias entoadas pelos cordões dos foliões. Em 1925, o nome do bloco foi rebatizado de "O Leão", por causa dos ânimos dos fãs.Hoje, é o clube carnavalesco mais antigo da cidade.Já o Clube Vassouras O Camelo foi fundado em 1921. O nome inicial era Clube Carnavalesco Vassouras. Logo que seu principal rival, o Abanadores, recebeu título de O Leão, os adeptos do Vassouras batizaram-no de O Camelo, símbolo de força e resistência.O principal ponto de folia é a Praça Duque de Caxias, mais conhecida da cidade, que dispõe de 100 leitos em pousadas com café da manhã e ar condicionado, além de restaurantes e outros serviços. Para cair na folia, basta escolher o bicho que mais lhe agrade e cair na gandaia.

12 Comments:

Anonymous bruna said...

queria q vcs me enformassem se tem sobre os carnavais de todo o sudeste
muito obrigada
bjus

7:13 PM  
Anonymous Daniel said...

Olá, nasci e vivi durante muito tempo no bairro do Cajá. Hoje moro em São Paulo, tenho muita saudade dos carnavais, principalmente da Zebra, gostaria de saber se ainda existe essa agremiação.
Um abraço
Daniel Nery
São Paulo
27/01/2007

8:10 PM  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi dizer que na realidade quem idealizou o Projeto do Carnaval 2009 de Vitória de Santo Antão, resgatando a tradição das alegorias, foram os alunos da CONFAC - Consultoria Facol, que apresentaram o projeto ao seu diretor Paulo Roberto e demais convidados em uma Festa de Confraternização realizada em dezembro passado na Faculdade. Tremenda covardia com seus alunos que não estão tendo o reconhecimento devido.

2:52 PM  
Blogger allan vitóriense said...

olá,daniel eu moro em vitória e a zebra continua fazendo socesso!!

10:04 PM  
Blogger allan vitóriense said...

o maior bloco de vitória é a GIRAFA!!!

10:05 PM  
Blogger Joedson Santos said...

Estava este ano no carnaval de Vitória, e realmente é muito bom.
Brinquei na Giraffa e foi exageradamente bom.......

3:03 PM  
Blogger wilma said...

bloco da girafa realmente é a maior e a melhor e nesse ano 2010 estaremos lá curtindo pierre na girafa

5:47 PM  
Anonymous Anônimo said...

Nasci em Vitória de Santo Antão em 1955. Tenho boas recordações do carnaval dessa cidade que foi meu berço durante 25 anos. Hoje vivo em São Paulo- capital e distante de minha terra natal. O carnaval de Vitoria é inigualavel. Pedro da Paz Alves.

7:03 PM  
Blogger tamy said...

OLÁ,EU NASCI EM VITORIA E MIM CRIEI LÁ ATE OS NOVE ANOS,NO BAIRRO MARIO BEZZERRA,E AGORA ESTOU MORANDO EM RECIFE,MAS Ñ PERCO UM CARNAVAL LÁ!!!!!!!!!!!!!
SAUDADES VITORIA
XEROOO
TAMIRES

2:43 PM  
Anonymous Anônimo said...

eu queria saber sobre o bloco cisne de vitoria.

8:31 PM  
Blogger mariele said...

eu sou de vitória e não concordo com as cordas que ficam ao lado do trio isso é injusto já no recife o carnaval é livre para o publico diferente daqui seria melhor se todos pudessem brincar o carnaval como os que pagam para pula dentro daquelas cordas.

8:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

oi sou girafeira desde os dez anos de idade hoje com43 faz 2anos que não brinco,mas amo de paixão a girafa.bjs

8:42 PM  

Postar um comentário

<< Home